oficinas de inovação social – iera

textoinscricoes

Sever do Vouga

Com cerca de 12 356 habitantes (INE 2011), e 129,88 km² de área, o município de Sever do Vouga encontra-se dividido em 9 freguesias: Cedrim e Paradela, Couto de Esteves, Pessegueiro do Vouga, Rocas do Vouga, Sever do Vouga, Silva Escura e Dornelas e Talhadas. Está limitado a norte pelo município de Vale de Cambra, a leste por Oliveira de Frades, a sul por Águeda e a oeste por Albergaria-a-Velha e por Oliveira de Azeméis.

//Conheça no mapa os potenciais casos de inovação social identificados neste território.

 

Demografia

Relativamente a dados conseguidos em 2001 (INE), estes relatam que existe uma maior concentração populacional na sede do concelho (2728 residentes), seguido pelas freguesias limítrofes de Rocas do Vouga, Pessegueiro do Vouga e Silva Escura, bem como a desertificação das freguesias mais distantes. Destaca-se a freguesia de Couto Esteves com maior decréscimo da população, muito devido à sua interioridade, à consequente dificuldade de acesso e à falta de emprego.

Em suma, o concelho apresenta uma taxa de crescimento demográfico inferior à média do distrito e do país. As principais causas deste fenómeno prendem-se com o facto de o concelho ser assinaladamente agrícola, fazendo com que grande parte da parcela da população procure melhores condições de vida fora dos seus limites. Assim, há décadas, vem-se registando significativo índice de emigração, primeiro em direção ao continente americano (Brasil, Venezuela, Canadá), e às antigas colónias, e mais recentemente para países europeus. Dentro do próprio concelho, verifica-se igualmente um movimento migratório, polarizado pelas freguesias mais industrializadas.

Atividade económica

A população ativa ronda cerca de 45% da população total, sendo que a agricultura absorve a maior parte da mão-de-obra (47%), seguindo-se-lhe a indústria (35%), e os serviços (18%). A agricultura minifundiária, é substancialmente policultural, onde coexistem diversas culturas como os laranjais, a vinha, os milheirais e as hortas. No setor industrial, destacam-se sobretudo a indústria metalomecânica, de construção civil e as ligadas à madeira, que têm vindo a obter um crescimento alargado, de tal forma que foram criadas novas áreas industriais como a das Talhadas.
Nas indústrias tradicionais, há que salientar os tamancos (socas de sola de madeira e couro por cima, ou feitos de uma peça inteiriça de madeira), do linho, os lagares de azeite e a destilação de aguardente. Das indústrias mais diretamente ligadas às atividades agro-pecuária e florestal, destaca-se a indústria dos laticíneos, com uma importância significativa para o território.

Património Cultural

Sever do Vouga possui um património arquitetónico e arqueológico bastante significativo, apresentando diversos monumentos ligados ao período pré-histórico. Destacam-se as gravuras em pedra, na qual se integra a Serra do Arestal e a grande pedra insculturada, integrada num grupo de penedos popularmente conhecida por Forno dos Moiros.
A arquitetura megalítica manifesta-se também através da existência de dólmens, que predominantemente marcam presença nesta região. Por outro lado, a arte sacra, ocupa também um lugar de destaque no património histórico de Sever-do-Vouga. Ploriferam pelo concelho várias igrejas que assumem esta característica, como por exemplo a Custódia de Prata Dourada da Igreja Matriz de Pessegueiro do Vouga, ou a Cruz Processional da Igreja de Rocas, sendo talvez a mais nobre peça de arte sacra de todo o Distrito de Aveiro.

O concelho possui também um vasto património natural, onde predominam os circuitos pedestres (Rota do Megalítico, Caminhos da Cabreia e Minas do Braçal, entre outros), e as praias fluviais originadas através dos vastos lençóis de água do Rio Vouga, como a Praia Fluvial da Quinta do Barco ou a Cascata da Cabreia, de rica flora local e espaços bucólicos convidativos para atividades de lazer ou para a prática de desportos radicais.

Ressalva-se no panorâma artesanal, a tradição da cestaria, tecelagem, tanoaria, cantaria, tamancaria, bem como as peças em miniatura feitas em madeira, que ilustram as cenas e alfaias da vida agrícola ou que apresentam caráter utilitário, como as escudelas (utilizadas na confeção do pão de milho), e as escadas utilizadas para o trabalho nas vindimas.

Na gastronomia salientam-se a vitela assada à moda de Sever com arroz no forno, a lampreia em arroz, os rojões com grelos e as várias iguarias de peixe do rio em escabeche. Quanto à doçaria, embora o Concelho não possua um doce considerado regional, muito em parte por não apresentar uma tradição conventual, destacam-se os “beijinhos de Sever”.

+ info: http://www.cm-sever.pt/