oficinas de inovação social – iera

gifte

espacosdevolutos

NomeSabores da Té
Área de intervenção Agricultura & Gastronomia
PromotorTeresa Cecílio e marido
Problema identificado Salienta o desperdicíio alimentar, nomeadamente a fruta que normalmente não é aproveitada nos terrenos agrícolas (por não se enquadrarem nos critérios de qualidade), como uma oportunidade de criação de novos produtos gastronómicos.
BeneficiáriosA Cooperativa tem laboratórios de análise ao leite, salas para formação e câmaras frigoríficas deixadas pela Lactogal, que poderão vir a ser reutilizadas por potenciais empreendedores.
DescriçãoTeresa, enfermeira aposentada, e o marido Ramos, trabalham na sua quinta em produção agrícola, pomar, ervas aromáticas e doces/compotas caseiras, licores, biscoitos, no decurso do lema “Transformar para não estragar”.
A par do trabalho que este tipo de atividade implica, este casal defende o potencial de empreendorismo neste tipo de trabalho rural dedicado a espécies menos vulgares (ruibarbo, diversidade de malaguetas, gengibre, etc), não só ao nível da produção como da sua transformação em produtos de excelência. O potencial deste projeto que é “pessoal” mas que tem esta vontade de partilha prende-se com diversas vertentes: enquanto espaço pedagógico a ser trabalhado / visitado por escolas; enquanto local de acolhimento e formação de jovens interessados em aprender e iniciar atividade agrícola; na possibilidade de criar uma rede de distribuição de produtos biológicos e caseiros e cabazes de produtos locais.
Teresa acredita que o potencial desta atividade poderia inclusivamente criar postos de trabalho ao ponto de integrar um projeto de revitalização do mercado municipal.
+ infohttps://www.facebook.com/SaboresDaTe2014

 Se houver dados a retificar por favor envie um
email para oficinasinovacaoiera@gmail.com