oficinas de inovação social – iera

textoinscricoes

Murtosa

Constituído por 4 Freguesias – Bunheiro, Monte, Murtosa e Torreira – o município da Murtosa possui cerca de 10.463 habitantes distribuídos numa área de cerca de 74 Km2. Encontra-se limitado a norte pelo município de Ovar, a nordeste pelo município de Estarreja e a sul liga-se aos municípios de Albergaria-a-Velha e Aveiro.

//Conheça no mapa os potenciais casos de inovação social identificados neste território.

 

Demografia

De acordo com os dados estatísticos, tem-se assistido nos últimos anos, um aumento da população residente, que faz hoje face ao êxodo populacional sentido ao longo dos anos. Este fator trouxe para o município algumas particularidades sentidas principalmente no âmbito da arquitetura (pelas “casa-alpendre”), dadas as influências estrangeiras provenientes do Brasil, Venezuela e Estados Unidos da América, onde se encontra o maior aglomerado populacional murtoseiro emigrado. Na cidade de Newark, pertencente ao estado de New Jersey, a população migratória murtoseira chega a ultrapassar o número de habitantes do próprio município.

Atividade económica

Ladeada pelo mar e localizada em pleno coração da Ria de Aveiro, a Murtosa encontra-se localizada numa planície de elevada riqueza paisagística e ambiental, que atrai visitantes anualmente. A sua atividade económica encontra-se essencialmente ligada, para além do turismo e da indústria, à pesca e à agricultura. No entanto, tem-se vindo a assistir uma diminuição de rendimento na atividade piscatória local, hoje reduzida a 19%, dada para além dos efeitos da emigração, pelas imposições legais a que os pescadores da Ria têm vindo a ser sujeitos, nomeadamente na pesca de bivalves. As enguias, representam por sua vez, o ex-libris da gastronomia murtoseira, que ganhou importância com a indústria conserveira (através da antiga fábrica da Comur), na qual foram criadas centenas de postos de trabalho e que hoje encontra-se transformada em pólo museológico.

Também a agricultura apresenta um historial relativamente fragilizado, condicionada pela fraca fertilidade das terras, muito devido à exposição das marés a que alguns terrenos estão sujeitos. Seria até uma época recente o moliço retirado da Ria pelos moliceiros, que asseguraria a fertilidade do solo, atividade essa que se encontra atualmente em vias de extinção. Entre as diferentes embarcações características da região, são conhecidos para além dos barcos moliceiros, as bateiras e os mercantéis, utilizados no transporte do sal e de outras mercadorias.

Património Cultural

No campo artesanal salientam-se a construção de miniaturas de barcos, as cangas, as redes e as rodilhas, para além das esteiras de bunho, tapetes e mantas, como exemplares do património popular. No panorâma gastronómico, é de particular interesse na cozinha murtoseira as caldeiradas, as enguias de escabeche, os rojões de carne de porco, as tradicionais “barricas de enguias”, o pão-de-ló e os ovos moles.

+ info: http://www.cm-murtosa.pt/