Águeda
É sede de um município com 335,27 km² e 47.249 habitantes (2013), subdividido em 11 freguesias. É limitado a norte pelo município de Sever do Vouga, a nordeste por Oliveira de Frades e Vouzela, a leste por Tondela, a sul por Mortágua e Anadia, a sudoeste por Oliveira do Bairro, a oeste por Aveiro e a noroeste por Albergaria-a-Velha.
//Conheça no mapa os potenciais casos de inovação social identificados neste território.
Demografia
Macinhata do Vouga; Lamas do Vouga; Óis da Ribeira e Belazaima do Chão, são freguesias pouco povoadas que apresentam uma menor taxa de crescimento populacional relativamente às restantes freguesias do concelho, onde existe uma média de pessoas com idade superior aos 70 anos, não havendo um número representativo de população com idade inferior. Verifica-se neste caso, uma forte tendência para a diminuição populacional, principalmente no caso de Macieira de Alcôba, onde a tendência demográfica incide-se em valores superiores aos 55 anos.
Atividade económica
A metalurgia é a atividade que representa maior relevância no concelho, a produção de ferragens, o fabrico de bicicletas e motociclos, a indústria ligada à construção civil e à cerâmica, são atividades que revelam maior impacto económico na região. O património ferroviário retrata também, por sua vez, esta realidade. É ainda detentora de uma área agrícola extremamente fértil na produção de milho, fruta, madeira e vinho. O concelho está coberto por extensas matas de pinheiros e eucaliptos. No que concerne à atividade vinícola, Valongo do Vouga é local privilegiado. Ao abrigo das suas encostas nascem famosos vinhos, com destaque para as castas cultivadas na Quinta da Aguieira.
Património Cultural
Destacam-se as tradições artesanais incidentes na olaria, cestaria, tecelegem, tanoaria, latoaria, rendados e bordados, e ainda alguma representatividade na área da cerâmica, pelos trabalhos em faiança e na decoração de azulejos. Além do gosto pelas artes manuais, o povo aguedense encontra-se também ligado à música pelos grupos folclóricos, coletividades recreativas e culturais. Neste sentido, Águeda revela-se interessante sobretudo no seu folclore, sendo representada por diversos grupos. Existe um Museu Etnográfico, em Mourisca do Vouga, e quem quiser visitar uma aldeia típica tem oportunidade de o fazer; basta para tanto, deslocar-se a Macieira de Alcôba, a Urgueira ou a Carvalhal.
Uma vez inserida na região da Bairrada, destaca-se a gastronomia típica regional, baseada no leitão assado, nos vinhos e espumantes das caves da Bairrada, na chanfana, na carne de carneiro ou cabra à lampantana, e na doçaria os pastéis de Águeda, a barriga de freira, os fuzis e os sequilhos, complementam os pratos locais.
O património paisagístico é dominado pelas zonas fluviais, como a Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica, e pelas freguesias serranas onde é possível encontrar vários engenhos ligados à cultura do milho e palacetes de valor patrimonial.
//+ info em: http://www.cm-agueda.pt/