oficinas de inovação social – iera

textoinscricoes

Albergaria-a-Velha

Com cerca de 8,528 habitantes, a cidade de Albergaria-a-Velha é sede de um município com 158,83 km² de área, 25,252 habitantes (2011) e subdividido por 8 freguesias. Pertencente à Região de Aveiro e situado na zona Centro norte do país, este município encontra-se limitado a norte por Estarreja e Oliveira de Azeméis, a leste por Sever-do-Vouga, a sudeste por Águeda, a sudoeste por Aveiro e noroeste pelo município da Murtosa. Tem como freguesias, Albergaria-a-Velha, Branca, Alquerubim, Angeja, São João de Loure, Valmaior, Ribeira de Fráguas e Frossos.

//Conheça no mapa os potenciais casos de inovação social identificados 
neste território.

Demografia

O concelho de Albergaria-a-Velha, apresenta taxas de envelhecimento e de dependência de idosos representativas, dos quais se destacam as freguesias de Angeja e Vale Maior. Albergaria-a-Velha é a freguesia com taxas de envelhecimento mais reduzido, sendo esta a freguesia mais jovem do concelho e também aquela que apresenta o valor mais elevado de densidade populacional.

Atividade económica

A indústria é o setor com maior representatividade no território, atendendo à rede de acessos de que dispõe, o setor secundário é aquele que reúne cerca de 58% do total da produção do concelho. Destacam-se as empresas ligadas à fundição, metalomecânica, cerâmica, à transformação de madeiras, papel, restauro de mobiliário e fabrico de equipamentos variados. A agricultura e a pecuária têm ainda um papel relativamente importante, principalmente na freguesia de Angeja.

Património Cultural

O património molinológico apresenta grande importância no território, sendo cerca de 350 moinhos aqueles que se encontram inseridos um pouco por todo o município e que no passado produziam farinha para o fabrico do pão para toda a população em redor, incluindo para a da cidade de Aveiro. As principais actividades artesanais do concelho são por um lado, a cestaria em vime e a tecelagem com a tradição antiga dos teares manuais, e por outro, os trabalhos em madeira, a pintura de azulejos, as rendas e as tapeçarias. Entre a gastronomia destacam-se os Turcos, o folar e o bolo de gema de ovo na doçaria.

+ info: www.cm-albergaria.pt