oficinas de inovação social – iera

textoinscricoes

Ílhavo

É sede de um município com 73,48 km² de área e 38 598 habitantes (INE 2011),subdividido em 4 freguesias: Gafanha da Encarnação, Gafanha da Nazaré, Gafanha do Carmo e Ílhavo. É dividido por dois canais da Ria de Aveiro, e limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestre a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.

//Conheça no mapa os potenciais casos de inovação social identificados neste território.

 

Demografia

Ílhavo, é o município de todo o Baixo Vouga com maiores níveis de densidade populacional, registando cerca de 525.1 hab/km2 (INE 2011). Durante as décadas de 60 e 70 houve uma redução da taxa populacional, muito provavelmente devido à onda de emigração a que se assistiu neste período em todo o país, sendo que, a partir da década de 80 este decréscimo viria a ser superado, vindo a população a assumir uma tendência de constante crescimento.

As taxas de envelhecimento da população é praticamente comum à generalidade do território nacional, sendo que esta se situa na ordem dos 108,4, em 2011 (Censos). É possível constatar uma maior taxa populacional entre a faixa etária dos 25 aos 64 anos, se seguindo os maiores de 65 e logo em seguida, aqueles que se encontram entre os 0 e os 14 anos.

Atividade económica

A economia marítima, ligada à pesca do bacalhau e à extração do sal, revelou-se como o principal setor de desenvolvimento económico do concelho, a par com a agricultura (mas esta em menor escala). Ressalvam-se neste território, as empresas de pesca e instituições corporativas criadas durante o Estado Novo, ligadas à indústria do bacalhau. O aparecimento de zonas portuárias para pesca em alto mar, as atividades relacionadas com a construção e reparação naval, e a indústria de secagem e de congelação de produtos marítimos, foram marcando a sua posição na economia do concelho. Com a diminuição da oferta de emprego no setor das pescas, a população veio à procura de outras atividades, nomeadamente voltadas para a indústria, destacando-se a implementação de duas zonas industriais – a da Mota e a de Ervosas – que dinamizam o setor industrial na economia local. Destaca-se por exemplo, no século XIX, a implementação da fábrica de porcelanas da Vista Alegre, um importante fator de desenvolvimento do município.

Também o turismo é um setor de importância significativa para o concelho, sendo de salientar as praias na costa oeste do concelho, as praias da Costa Nova e da Barra.

Património Cultural

Além de ser conhecido pelas suas praias da Barra e da Costa Nova, e pelos seus ex-libris – o Farol (o maior de Portugal) e os Palheiros (casas de madeira, pintadas com riscas de diversas cores) tantas vezes representados no artesanato local, Ílhavo é também um local de eleição para os amantes dos desportos náuticos e radicais. Nesta região, dividida entre a ria e o mar, a cultura ligada à pesca do bacalhau poderá ser visitada no Museu Marítimo de Ílhavo, onde o Navio Museu Santo André faz parte integrante do Museu e alberga exposições temporárias. Integram ainda a lista de locais a visitar, o Parque Illiabum e o Jardim Oudinot, dotado de um vasto conjunto de valências desportivas e recreativas. O concelho é ainda palco de diversas festividades de Verão, tendo como oferta grandes eventos culturais e gastronómicos como o Festival do Bacalhau, a Rota das Padeiras e as Marchas Sanjoaninas.

Destacam-se no âmbito do artesanato as pinturas artísticas em cerâmica, ligada à implantação da fábrica Vista Alegre, em 1824, e a construção de miniaturas de barcos em madeira dentro de garrafas, sendo esta também uma arte engenhosa típica do concelho. A temática marítima, ligada à vida dos pescadores e da comunidade local, é uma abordagem recorrente nas peças artesanais. São também de salientar,
os nós de marinheiros e os arranjos florais elaborados em escamas de peixes.

Ocupa o ex-libris da gastronomia ilhavense, o célebre Pão de Vale de Ílhavo, confecionado de forma artesanal e cozido em forno a lenha. Apesar da pada ser a forma mais conhecida, esta possui também outras variantes, como o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.

+ info: http://www.cm-ilhavo.pt/