oficinas de inovação social – iera

textoinscricoes

Anadia

Com cerca de 216,64km² de área , Anadia é sede de um município com 29.150 habitantes (2011), encontrando-se subdividido por 10 freguesias: Aguim, Amoreira da Gândara, Ancas, Arcos, Avelãs de Caminho, Avelãs de Cima, Mogofores, Moita, Óis do Bairro, Paredes do Bairro, Sangalhos, São Lourenço do Bairro, Tamengos, Vila Nova de Monsarros e Vilarinho do Bairro. É limitado a norte pelo município de Águeda, a leste por Mortágua, a sul pela Mealhada, a sudeste por Cantanhede e a noroeste por Oliveira do Bairro.

//Conheça no mapa os potenciais casos de inovação social identificados
neste território.

Demografia

De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, cerca de 23.74% da população do concelho apresentam mais de 65 anos, sendo que cerca de 12.84% são crianças ou adolescentes. Isto é, por cada 100 jovens residem em Anadia 184 idosos.

Atividade económica

Integrada na Região Bairradina, o concelho de Anadia é composta por extensos vales e montes abrigados que têm por atividade económica mais significativa a pecuária e a agricultura, apresentando uma forte aposta na produção vitivinícola demarcada pelos seus afamados espumantes.Tem vindo por isso a afirmar-se como a capital do vinho na região, apresentando diversos complexos vitivinícolas (Comissão, Estação, Escola Profissional e o Museu do Vinho) e uma forte rede de exportação para o Brasil, África e Europa. Além do setor vitivinícola, Anadia apresenta também uma aposta no turismo termal e no setor desportivo, reunindo atletas em regime de alto rendimento ligados ao ciclismo e a outras modalidades como judo, ginástica, esgrima, trampolim e desportos acrobáticos, no que concerne o complexo desportivo de Anadia e Velódromo Nacional. Por fim, é importante também destacar a importância dos setores da cerâmica e do vidro no desenvolvimento da economia anadiense.

Património Cultural

Destaca-se na região, a arquitetura ao estilo “Belle Époque” que caracteriza os palácios e palacetes de influência Arte Nova, imprimem um cenário tranquilo e bucólico à paisagem. Entre o património natural e paisagístico destacam-se o Parque da Curia, a Barragem da Gralheira, a Barragem do Porcão e do Saidinho, a Lagoa do Paul de Ancas e do Olho de Aguim e os Lagos de Torres. Os complexos termais da Curia, devem a sua existência às propriedades curativas das suas famosas águas, descobertas pelos Romanos e aclamada como “Aquae Curiva” – água que cura. Contígua à Serra do Caramulo, surge também outro complexo termal na pequena aldeia de Vale da Mó, cujas propriedades das águas revelam poderes curativos uma vez que são ricas em cádmio, magnésio, lítio e ferro, destinadas por isso a serem ingeridas no combate a anemias e outros problemas do sistema circulatório.

No panorâma do artesanato, são de referência, entre outros, os trabalhos de cestaria em vime amarelo, ligados à atividade agrícola do concelho, a tecelagem, a olaria, a azulejaria e as ferragens.

A gastronomia é composta, para além do famosa Leitão assado à Bairrada, pelos Rojões da Bairrada com grelo e batata à Racha, pelas Chanfanas à Bairrada e pelos troncos do Buçaco (doces) e outros requintados doces conventuais.

+ info: http://www.cm-anadia.pt/