oficinas de inovação social – iera

 

gifapoma

textoinscricoes

NomeA.P.O.M.A.
Área de intervenção Agricultura & Gastronomia
PromotorA.P.O.M.A. (Associação Portuguesa dos Produtores de Ovos Moles de Aveiro)
Iniciado em2000
Problema identificado A adulteração a que este doce conventual foi se submetendo ao longo dos anos, revela a necessidade da criação de uma Associação que tivesse como principal foco a proteção e certificação da qualidade deste produto, com extrema importância para a gastronomia local.
BeneficiáriosDistingue-se a parceria elaborada entre as doceiras, entre as potenciais novas redes de produtores e as unidades de investigação, nomeadamente a Universidade de Aveiro como parceira no percurso da certificação do produto.
DescriçãoFoi o primeiro doce de origem conventual a ser certificado no espaço comunitário, como indicação geográfica protegida. Fomentam a formação e o emprego, dando a oportunidade de um público com uma faixa etária considerada à margem do mercado de trabalho, poderem aliar-se ao fabrico do produto pelo seu know how, podendo constituir as suas próprias unidades de venda.
Este é um exemplo em que a inovação, a tecnologia e a tradição, caminham de mãos dadas com o propósito de preservação e valorização de um produto ancestral.

 Se houver dados a retificar por favor envie um
email para oficinasinovacaoiera@gmail.com